Flutuação no rio e Mergulho: qual a diferença?
Posted on Fevereiro 25, 2022
A Terra é mais conhecida como o Planeta Azul. Isso se deve à quantidade de água que temos nela. Os rios, mares e oceanos ocupam, em média, 70% da nossa superfície. Se você tem curiosidade em explorar essas atrações aquáticas, existem duas atividades recreativas populares que podem ser bem interessantes para se divertir e relaxar: flutuação no rio e mergulho.
Mas o que será que diferencia esses passeios? No artigo de hoje da Agência Bonito Demais, iremos explicar um pouco sobre isso. Portanto, continue a leitura!
Mas qual a diferença entre flutuação no rio e mergulho?
Ambos os passeios são fantásticos, embora também sejam diferentes em muitos aspectos, motivo pelo qual é difícil compará-los. Dito isso, entre as maiores diferenças entre flutuação no rio e mergulho, é possível destacar:
Tipo de passeio
Essas duas atividades são realizadas em pontos diferentes do rio. A flutuação no rio, por exemplo, consiste em usar os equipamentos de forma correta e, como o próprio nome indica, flutuar debaixo d’água perto da superfície da água.
Para tanto, esse é um passeio realizado no trecho onde o rio é mais estreito, com pouca profundidade e uma leve correnteza. Assim, você deixa o rio conduzir a jornada suavemente, enquanto aproveita ao máximo para se deliciar com a natureza ao seu redor.
Por outro lado, o mergulho consiste na prática de submergir em profundidade utilizando equipamentos para respirar e se locomover debaixo d’água. Dessa forma, a pessoa é capaz de se manter por mais tempo submersa e observar a vida subaquática do local.
Isso permite que você tenha uma experiência pessoal muito mais profunda e próxima com a vida marinha que habita os diferentes locais.
Equipamento utilizado
Sim, os dois passeios exigem alguns equipamentos em comum, como roupa e bota de neoprene, além do colete salva-vidas. No entanto, ainda podemos dizer que uma das diferenças entre flutuação no rio e mergulho é em relação ao equipamento utilizado porque no mergulho utiliza-se cilindro de oxigênio, enquanto na flutuação é necessário usar máscara e snorkel.
Profundidade atingida
Como já deu para notar, uma grande diferença entre as duas atividades, além do equipamento usado, é a profundidade atingida. A flutuação é feita apenas na superfície da água, sendo levado pela correnteza do rio. Por isso, não é necessário saber nadar para realizar a atividade.
Já no mergulho, dependendo do local escolhido, o passeio pode atingir uma profundidade de 4 a 18 metros. Contudo, vale ressaltar que, em alguns locais, como o Abismo Anhumas e a Lagoa Misteriosa, descer mais de 8 metros requer treinamento especializado, ou seja, é necessário ter curso básico.
Nos mergulhos chamados de batismo, também não é um requisito essencial saber nadar. Mas, obviamente, para uma melhor experiência, a capacidade de se mover livremente na água é sempre um bônus adicional.
Agende seu passeio com a Agência Bonito Demais!
Aproveite as suas férias ou tempo livre para praticar e explorar o mundo aquático. Conheça as opções de flutuação no rio e mergulho que a Agência Bonito Demais oferece e agende agora mesmo seu passeio em Bonito MS!
[…] Veja também: Flutuação no rio e Mergulho: qual a diferença? […]