Conheça o Projeto Jiboia, em Bonito MS
Posted on Dezembro 19, 2022
O ecoturismo utiliza o patrimônio natural e cultural de uma região de forma sustentável, ou seja, incentivando sua conservação através da conscientização ambiental dos turistas.
Um bom exemplo é o Projeto Jiboia, na cidade de Bonito MS, desenvolvido por Henrique Naufal, que faz bastante sucesso porque se trata de uma apresentação educativa e divertida sobre o universo das serpentes onde é possível tirar fotos com as jiboias.
Projeto Jiboia: tudo o que você precisa saber sobre a iniciativa
As jiboias têm grande porte, comportamento noturno, fazem parte do grupo de constritoras (mata a presa com seus anéis, ao enroscar-se nela) e são a segunda maior espécie de serpente do Brasil. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, as jiboias não possuem veneno. Essas e outras crenças são desmistificadas através do Projeto Jiboia.
Quando surgiu o Projeto Jiboia?
O Projeto Jiboia surgiu em 2005, na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, sendo uma iniciativa de Henrique Naufal com o objetivo de desmistificar as serpentes não peçonhentas, como é o caso das jiboias, e seu comportamento que gera muitas dúvidas entre os leigos.
A iniciativa possibilita que os visitantes esclareçam as principais dúvidas sobre as serpentes, acabem com os mitos que cercam a espécie e possam observá-las de perto.
Como funcionam as apresentações do Projeto Jiboia?
As apresentações acontecem na sede do projeto, onde os visitantes são recebidos pessoalmente pelo idealizador. Em seguida, assistem a um breve vídeo sobre a vida reprodutiva das jiboias. Ao final do vídeo, tem início o momento de perguntas e respostas.
Esclarecidas as principais dúvidas sobre serpentes e jiboias, os visitantes podem ter um contato mais direto com os animais, podendo até mesmo colocá-los nos ombros.
- Veja também: O que fazer à noite em Bonito MS?
Qual é o público do Projeto Jiboia em Bonito MS?
O Projeto Jiboia em Bonito MS é voltado para todos os tipos de públicos, desde os moradores do município, incluindo estudantes, até os milhares de turistas que visitam a cidade anualmente em busca de muito contato com a natureza local.
Em todos os casos, o principal objetivo é mostrar a importância das serpentes no meio ambiente como fonte de proteína para aves e mamíferos carnívoros e como predadoras no controle populacional de roedores, por exemplo.
Como conhecer o Projeto Jiboia?
Se você está planejando passar as férias em Bonito MS e gostaria de incluir o Projeto Jiboia no seu roteiro de passeios e atividades, a melhor alternativa é consultar sua agência de viagens especializada para agendar com antecedência a visita.
Lembre-se que os passeios em Bonito MS somente podem ser acessados caso sejam agendados previamente, tendo como objetivo garantir o conforto e a segurança dos turistas e também a preservação do meio ambiente e da natureza local.
O Projeto Jiboia é uma excelente iniciativa que une educação, conscientização e preservação ambiental e certamente deve fazer parte do seu itinerário.
Faça seu roteiro de viagem com a Agência Bonito Demais
Com a Agência Bonito Demais você consegue incluir os principais passeios e atrativos de Bonito MS, incluindo o Projeto. Consulte nossos agentes e saiba mais.