Lendas de Bonito MS: A Gruta do Lago Azul e as 700 Luas

A Gruta do Lago Azul é um dos cartões postais da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, considerada um dos principais destinos de ecoturismo do país. E assim como outras atrações, é cercada de mitos e mistérios que atraem ainda mais a atenção dos turistas.

Quer conhecer mais uma das lendas de Bonito MS antes de agendar sua viagem?

Por que Gruta do Lago Azul?

A Gruta do Lago Azul é uma caverna composta por formações calcárias considerada uma das maiores cavidades inundadas do mundo. A visita à gruta é um passeio contemplativo que começa com uma trilha interpretativa de aproximadamente 300 metros.

Já o acesso ao lago de águas azuis e cristalinas é feito por uma escadaria de 298 degraus e durante a descida é possível observar formações geológicas de extrema beleza. Embora as águas sejam cristalinas, o nome Gruta do Lago Azul não é à toa.

Graças a um efeito natural chamado de espelhamento, é possível ver uma coloração azul nas águas do lago: quanto mais incidência de luz do sol no local, mais intensa a coloração azul. E qual a relação entre a Gruta do Lago Azul e a lenda das 700 luas?

Conheça a Gruta do Lago Azul e a lenda das 700 luas

De acordo com a lenda das 700 luas, a região da Serra da Bodoquena era habitada por uma tribo indígena chamada Terena que, entre diversos valores, cultuava o amor como um dos mais importantes. E o que a Gruta do Lago Azul tem a ver com essa história?

A história conta que a jovem indígena Cacai, que pertencia a uma tribo terena localizada próxima a Gruta do Lago Azul, foi a escolhida do cacique daquela tribo e, seguindo a tradição, convidou-a para participar do pacto das 700 luas, no qual durante 700 luas os dois iriam se conhecer e, após o prazo, decidir se dariam andamento ao compromisso.

A Gruta do Lago Azul e as 700 Luas

O ritual acontecia dentro da Gruta do Lago Azul. Mas, o que ninguém esperava era a chegada de um guerreiro estrangeiro, que despertou o amor da jovem terena. Ao final das 700 luas, Cacai resolveu não se casar com o chefe da tribo, despertando sua ira.

Para desespero de Cacai, o compromisso foi selado, contrariando a tradição terena. No mesmo dia, a jovem e o amado fugiram descendo o Rio Formoso em uma canoa. Como vingança, o cacique derramou o sangue de Cacai e do estrangeiro, tornando as águas do rio límpidas, cristalinas e transparentes como o coração da jovem.

Agende seu passeio com a Bonito Demais

Gostou da relação entre a lenda das 700 luas e a Gruta do Lago Azul? Então, que tal aproveitar as nossas ofertas e aproveitar para visitar o local? Com a Agência Bonito Demais você planeja toda a sua viagem, do itinerário à hospedagem. Entre em contato e saiba como.

Leia mais
O que Fazer no Inverno em Bonito MS?

O que Fazer no Inverno em ...

Os rios e as lagoas de águas límpidas e cristalinas certamente são os principais atrativos da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Por esse motivo, muita gente...
Leia mais
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?