Gruta do Lago Azul: o que saber antes de ir?

Posted on February 26, 2022

O Mato Grosso do Sul é um estado que possui cavernas sensacionais, além de abundância de água, vegetação e biodiversidade. Entre as suas cidades, podemos destacar Bonito MS, conhecida por suas flutuações e mergulhos incomparáveis. Mas ainda existem outras opções de atividades, como o passeio de visitação à Gruta do Lago Azul.

O que é a Gruta do Lago Azul em Bonito MS?

Localizada na área rural de Bonito, Mato Grosso do Sul, a Gruta do Lago Azul é um Monumento Natural a aproximadamente 22 km da cidade. Foi descoberta em 1924 por um índio Terena e possui dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta.

Trata-se de uma caverna composta por formações calcárias, chamadas de espeleotemas, e que possui em seu interior um lago subterrâneo com água cristalina, cuja cor azulada é fruto da incidência dos raios solares, e . É justamente essa a razão por trás de seu nome: uma homenagem ao espelho de águas cristalinas formado por um profundo lençol freático que alimenta o lago azul.

O seu valor paisagístico ímpar foi motivo para seu tombamento como uma área protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1978 para garantir a sua preservação. Atualmente, é uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeleológico nacional e um dos mais importantes atrativos naturais de Mato Grosso do Sul. 

Por isso, o passeio na Gruta do Lago Azul em Bonito MS é muito famoso e visitado, tornando-se uma das principais atrações da cidade. Isso se deve sobretudo pela importância e estado de preservação de suas formações geológicas, e porque o lago, tão transparente, acabou virando o cartão postal da cidade.

Descubra mais sobre o passeio

O passeio de visitação à Gruta do Lago Azul foi a primeira atração de Bonito aberta ao turismo, por volta de 1970, e hoje é uma das mais visitadas no Mato Grosso do Sul. O que chama mais a atenção dos visitantes é a coloração intensa de azul do lago no fundo da caverna. 

Contudo, é uma atividade rápida, seca e contemplativa, pois o lago é só para fotos. Ou seja, não é permitido entrar na água nesse atrativo e os visitantes não chegam perto dela.

O acesso é fácil e, desde o início, é possível ter uma noção da beleza do atrativo. Esse passeio de visitação à Gruta do Lago Azul começa com uma caminhada em trilha interpretativa por aproximadamente 300 metros desde o receptivo até a entrada da caverna. 

O percurso segue através de uma escadaria íngreme com 302 degraus que equivale a 150 m de altura até chegar a uma plataforma de onde é possível observar o belíssimo lago de águas azuis. Ao final da descida, o visitante pode permanecer alguns minutos contemplando as belezas naturais da caverna, como as rochas, formações geológicas e os espeleotemas de várias formas e tamanhos de milhares de anos. 

Além disso, em seu interior, encobertos pelas águas azuis, a gruta abriga algumas raridades encontradas em uma expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores feita em 1992. Estamos falando de uma série de fósseis de mamíferos, como a Preguiça Gigante e o Tigre de Dentes de Sabre, que viveram durante o período geológico do Pleistoceno.

O fato de estar listada como área protegida pelo IPHAN garantiu a sua preservação com acesso rigorosamente controlado. Assim, embora o espaço comporte mais pessoas, o passeio todo é guiado e realizado em grupos com até 15 visitantes.

Agende o seu passeio de visitação à Gruta do Lago Azul!

Por ser um dos passeios mais famosos de Bonito MS, o passeio de visitação à Gruta do Lago Azul é bastante disputado e tem número limitado de visitação diária. Por isso, se  quiser incluir essa atividade na sua programação, reserve-o com antecedência.

Categories: Sem categoria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *