Passeio na Gruta do Lago Azul
Bonito MS é, primeiramente, um cenário excepcional: uma feliz e raríssima combinação entre geologia, clima, fauna e flora. Assim, trata-se de um local cercado por belas grutas, vegetação arbórea densa, rios de água cristalina, cachoeiras e corredeiras.
Essa é indiscutivelmente uma das melhores e mais deslumbrantes paisagens do país. A cidade ainda oferece diversas atividades para quem gosta de ficar em contato com a natureza, como o passeio na Gruta do Lago Azul.
Passeio na Gruta do Lago Azul: descritivo e informações gerais sobre a atividade
Sem sombra de dúvidas, o passeio na Gruta do Lago Azul é um dos principais atrativos turísticos do Mato Grosso do Sul e passagem quase que obrigatória para quem visita a cidade de Bonito MS.
Essa atividade contemplativa permite que você conheça uma caverna que possui muitas histórias, curiosidades e é uma das maiores cavidades inundadas do planeta.
Descritivo sobre o passeio na Gruta do Lago Azul
O passeio na Gruta do Lago Azul começa ainda no receptivo. Ali, você recebe as orientações do guia e o capacete de proteção. Em seguida, o percurso se inicia com uma breve trilha interpretativa de aproximadamente 300 metros, por um caminho lapidado em rocha, até a entrada da caverna.
O acesso ao lago de águas azuis é feito através de uma escadaria de 298 degraus, equivalente a 150 metros de altura. Durante a descida, é possível observar formações geológicas, chamadas de espeleotemas, e o guia faz algumas paradas para que você possa descansar e tirar fotos.
Mas, atenção, essa é uma atividade contemplativa. Por sua beleza e fragilidade, a área da gruta foi tombada pelo IPHAN em 1978 e transformada em Monumento Natural, a fim de garantir a sua preservação. Sendo assim, não é permitido entrar na água e todo o caminho é feito até se chegar a uma plataforma para observação.
Ali, você permanece por cerca de 10 minutos e pode tirar fotos e contemplar a belíssima lagoa de águas intensamente azuis e com mais de 80 metros de profundidade. Posteriormente, para finalizar o passeio na Gruta do Lago Azul, o retorno é feito pelo mesmo percurso.
Informações gerais sobre a atividade
Por ser uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeleológico nacional, o acesso ao passeio na Gruta do Lago Azul é rigorosamente controlado.
Isso permite garantir a sua preservação, mas faz com que seja um atrativo com um número limitado de visitas diárias. Assim, as vagas se esgotam com meses de antecedência e é importante reservar o quanto antes se você quiser incluir essa atividade na sua programação.