5 Curiosidades sobre o Pantanal que a Novela Não Conta
Posted on Setembro 20, 2022
A novela Pantanal, exibida pela Rede Globo, fez crescer a popularidade desse que é um dos seis biomas do Brasil, localizado entre os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Quer conhecer 5 curiosidades sobre o Pantanal que a novela não conta? Então, confira agora algumas curiosidades sobre uma das regiões mais importantes do país.
Origem do nome Pantanal
O Pantanal é um dos seis biomas brasileiros, que incluem Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e o Pampa. O local é uma planície de inundação situada ao sul do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul, abrangendo parte da Bolívia e do Paraguai.
E qual a origem do nome? O nome pantanal tem relação com a palavra pântano, cujo significado é uma área de planície alagada. Dessa forma, o pantanal nada mais é do que um bioma caracterizado por ser uma imensa região pantanosa.
A grandeza do tuiuiú e da onça-pintada
O tuiuiú e a onça-pintada talvez sejam os principais símbolos da fauna pantaneira. E você sabia que a ave, também conhecida como jaburu, é considerada a maior ave da região, com 1,60 metros de altura e 3 de envergadura?
Por sua vez, a onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo e o maior do continente americano. No Brasil, embora seja uma das personagens mais importantes da novela que faz tanto sucesso entre o público, sua população é pequena e está ameaçada.
Xaraés – os primeiros habitantes do Pantanal
Mar dos Xaraés foi o primeiro nome dado à região do pantanal, em homenagem aos primeiros habitantes daquela época: os povos indígenas Xaraés, que se concentravam nas nascentes do Rio Paraguai.
Hoje em dia, o povo pantaneiro é formado por comunidades indígenas (índios Guató), quilombolas (comunidade de Mata Cavalo), por descendentes de paraguaios e bolivianos e pessoas vindas de outros estados.
Considerado pela Unesco como reserva da biosfera
Devido ao seu riquíssimo ecossistema, o Pantanal é considerado pela UNESCO como “Reserva da Biosfera”. Além disso, o órgão conferiu à região o título de “Patrimônio Natural Mundial” (título conferido às áreas de fundamental importância do ponto de vista biológico).
Diversidade fauna e flora
A biodiversidade é uma das principais riquezas do pantanal. A região abriga a maior concentração de animais por quilômetro quadrado: em torno de 400 espécies de peixes, mais de seis mil espécies de aves, entre outras espécies que convivem em equilíbrio.
A flora da região pantaneira também merece nosso destaque. Afinal, são mais de 3.500 espécies de plantas terrestres e aquáticas que formam um dos ecossistemas mais ricos e diversos de todo o planeta.
Agende seu passeio ao Pantanal com a Bonito Demais
Ficou interessado em conhecer o Pantanal? A Agência Bonito Demais pode ajudá-lo a programar sua viagem para que tudo corra de forma tranquila. Consulte agora nossos agentes e planeje sua visita o quanto antes.