10 Motivos para Viajar para o Pantanal

Posted on Outubro 10, 2022

O pantanal é uma região rica em biodiversidade e tem sido cada vez mais buscado por turistas de todo o país. Muitos deles impulsionados pelo sucesso da novela Pantanal, exibida no horário nobre da TV Globo. Afinal, as cenas mostradas durante o horário nobre são impressionantes e despertam a curiosidade dos telespectadores. Se você é um deles e está pensando em visitar o local, confira agora 10 motivos para viajar para o Pantanal.

Viajar para o Pantanal vale a pena? Confira 10 motivos para agendar a viagem

Antes de qualquer coisa, saiba que o Pantanal é o bioma mais bem preservado do país e abriga a maior planície alagável do mundo. Para quem busca contato com a natureza, viajar para o Pantanal Sul é uma excelente alternativa. Quer saber mais detalhes?

Fauna riquíssima

Jacarés, onças, capivaras, lobinhos, antas, queixadas, tamanduás, tatus, cervos, jaguatiricas, macacos, lontras, ariranhas, aves diversas e muitas outras espécies fazem parte a fauna riquíssima e extremamente preservada do Pantanal Sul.

Ou seja, é o cenário perfeito para estreitar a relação entre homem-natureza e ter um contato maior e mais puro, sem interferências, com os animais típicos da região. E é possível observar toda essa riqueza através de trilhas, cavalgadas e passeios de barco/chalana.

Culinária de primeira

A cultura de um povo também está relacionada aos pratos típicos da região e a culinária do Pantanal Sul é mais um dos diversos motivos que fazem valer a pena visitar o local e provar os pratos mais famosos do pantanal.

Se você está se programando para viajar, esses são os 5 Pratos Típicos do Pantanal: caldo de piranha, arroz com pequi, pacu à pantaneira, sopa paraguaia e rapadura de jaracati, todos aproveitando os ingredientes típicos da região.

Pesca de piranha

O Pantanal Sul começa na cidade de Miranda, localizada a 160 km de Bonito MS, e diversas pousadas, pesqueiros e, até mesmo, fazendas, como é o caso da Fazenda San Francisco, da região oferecem uma atividade bastante famosa: a pesca de piranhas.

Vale lembrar que a pesca de piranhas é esportiva. Ou seja, os peixes são fisgados e logo devolvidos ao rio, intactos. Aqui vale mais a adrenalina de pegar uma espécie de peixe que é muito popular graças ao fato de ser carnívora.

Passeio de chalana

A chalana é uma embarcação típica do Pantanal e se você acompanha a novela das nove certamente já deve ter notado que muitos trajetos são feitos através dela. E se você quer observar melhor a riqueza do bioma, saiba que a chalana é uma excelente alternativa.

Durante o passeio de chalana, os turistas conseguem aproveitar melhor e com mais visibilidade toda a diversidade da fauna e flora que a região oferece, com destaque especial para os pássaros típicos, como o tuiuiú.

Maior planície alagável do mundo

Confira esses números: o pantanal possui cerca de 240 mil km², sendo que 70% ficam em território brasileiro, 20% em terras bolivianas e 10% em terras paraguaias. E justamente por sua grande extensão territorial e a presença de 180 afluentes do Rio Paraguai, é considerada a maior região alagável do mundo.

E é justamente esse fato que faz com que seja uma das regiões mais biodiversas do mundo, tanto em animais quanto em vegetações.

Cenários de tirar o fôlego

Rios, áreas alagadas, matas, safáris, ipês floridos, muitas aves e animais contribuem para que os cenários do pantanal sejam de tirar o fôlego dos moradores e visitantes e se você curte natureza, não pode deixar de viajar para o Pantanal o quanto antes.

Mais do que uma simples viagem, conhecer o pantanal é uma verdadeira experiência de vida e o destino oferece paisagens paradisíacas tanto durante os períodos de chuva (período alagado) quanto durante os períodos de seca.

Cultura pantaneira

O pantaneiro é descendente dos bandeirantes e garimpeiros que viajavam do interior de São Paulo até às minas de metais preciosos da região de Cuiabá. O povo que vive na região é simples, aprecia e respeita a natureza como fonte de riquezas inestimáveis.

Cavalo e chapéu de palha ou do tipo vaqueiro também fazem parte da cultura local que você pode conhecer mais profundamente ao visitar a região e suas riquezas, especialmente a fauna e a flora diversas e encantadoras.

Céu estrelado

Quer mais um (forte) motivo para conhecer o Pantanal Sul? Vamos lá: o Pantanal Sul tem um dos céus mais estrelados e lindos do Brasil. É um verdadeiro mar de estrelas facilitado pela vegetação típica do pantanal e pelo fato de ter fazendas distantes de grandes centros urbanos.

A vegetação mais baixa, a presença de lagos e baías que deixam o clima mais frio durante a noite e a distância dos centros urbanos deixam o ambiente menos poluído e facilitam a observação de milhares de constelações.

Vegetação do cerrado

Árvores baixas, folhas grossas e raízes longas. Essas são as principais características do cerrado, semelhante à savana. E esse tipo de vegetação abriga muitas espécies de animais que você só consegue avistar mesmo no pantanal.

É uma verdadeira aula a céu aberto para quem curte geografia e biologia na prática e se você ainda tinha dúvidas sobre os motivos que fazem valer a pena viajar para o Pantanal, agora já não faltam razões, não é mesmo?

Descanso em contato com a natureza

Férias são sinônimo de descanso, mas muita gente busca destinos que aliem conforto, tranquilidade e muitas opções de lazer. No Pantanal, o seu descanso acontece em pleno contato com a natureza e diversas opções bastante divertidas para curtir a viagem.

Ficou conhecido e quer agendar suas próximas férias com destino ao Pantanal Sul? Então, a melhor forma de planejar o passeio é através de uma agência de viagens especializada.

Conheça o Pantanal Sul com a agência Bonito Demais

A Agência Bonito Demais é especialista em roteiros de viagem para Bonito MS e Pantanal Sul. Se você preferir, é possível, inclusive, conhecer os dois destinos em uma mesma viagem. Consulte nossos agentes e saiba como.

Categories: Passeios no Pantanal

2 thoughts on “10 Motivos para Viajar para o Pantanal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *